segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Roma e Assis recebem evento comemorativo pelos 50 anos da restauração do diaconato

O Centro Internacional dos Diáconos (CID) reuniu, até o dia 25, cerca de 600 pessoas nas comemorações do Jubileu de 50 anos da Restauração do Diaconato Permanente. O evento começou na quarta-feira, dia 21, em Roma, e tem a participação do arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, que representa a presidência do Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).
“Trago na bagagem todo o nosso povo, os nossos diáconos e de maneira especial os 28 novos diáconos servidores do Reino em nossa arquidiocese de Maringá”, comenta dom Anuar.
No encontro jubilar estão presentes representantes de 37 países. O objetivo é fazer o resgate histórico e refletir sobre as perspectivas do Diaconato para a Igreja depois de 50 anos do Concílio Vaticano II, ocasião em que foi publicada a Constituição Dogmática Lumen Gentium, documento que restaurou o diaconato como “grau próprio e permanente da hierarquia da Igreja”.
A programação do evento conta com momentos de troca de experiências relacionadas ao serviço diaconal nos diversos lugares. No primeiro dia do encontro, os participantes encontraram-se com o papa Francisco, em audiência. “Também celebramos a Eucaristia no santuário de São Lourenço e Santo Estevão, em Roma, primeiros diáconos mártires do Cristianismo, onde estão sepultados”, acrescenta dom Anuar Battisti.
O arcebispo de Maringá ainda conduziu uma palestra sobre “Diaconato Permanente na Igreja do futuro”.
A cidade de Assis, a cerca de 170 quilômetros do Vaticano, sediará o final das comemorações. “Vamos reviver a história de São Francisco, o grande reformador da Igreja, com o objetivo de rezar pelo papa Francisco a fim de que se concretizem as reformas tão desejadas por ele”, destaca dom Anuar.
Os participantes do encontro promovido pela CID são dos seguintes países: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Brasil, Bolívia, Chile, Cuba, México, África do Sul, Zimbábue, Índia, Hong-Kong, Grã-Bretanha, Irlanda, Países Baixos, Letônia, Lituânia, República Checa, Hungria, Áustria, Itália, Espanha, Romênia, Finlândia, Suíça, França, Bélgica, Polônia, Ucrânia, Rússia, Honduras, Luxemburgo, Costa Rica, Suécia e Alemanha, que sedia a entidade internacional dos diáconos.
Diaconato
O diaconato permanente foi restaurado na Igreja pela Constituição Dogmática Lumen Gentium, publicada em 21 de novembro de 1964.
Em 2003, a CNBB, em parceria com a Comissão Nacional dos Diáconos (CND), publicou as Diretrizes para o Diaconado Permanente (Documento 96), que apresenta orientações sobre a formação, a vida e o ministério dos diáconos permanentes da Igreja no Brasil.

Diácono Valney
Com informações e foto da arquidiocese de Maringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário