sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Vaticano publica documento para ajudar os Padres em suas homilias

Arquidiocese de Brasília.

A Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, organismo da Santa Sé, publicou um diretório com coordenadas e metodologias para ajudar sacerdotes e candidatos ao sacerdócio a prepararem as suas homilias.
O diretório de homilética pretende fornecer um conjunto de linhas mestras que ajudem a inspirar quer os membros do clero quer os futuros padres para o desempenho da sua missão.
Articulado em duas partes, o documento debruça-se sobre a natureza, a função e o contexto peculiar da homilia, ao mesmo tempo que enuncia as coordenadas metodológicas e de conteúdo que o sacerdote deve conhecer e levar em consideração ao preparar e pronunciar a homilia.
A obra vai ao encontro da preocupação manifestada pelo Papa acerca desta matéria, na sua exortação apostólica, A alegria do Evangelho, onde refere que “a pregação dentro da liturgia requer uma séria avaliação por parte dos pastores”.
Papa Francisco já havia sublinhado a necessidade de preparar adequadamente a pregação dentro da liturgia. “São muitas as reclamações relacionadas com este ministério importante, e não podemos fechar os ouvidos”, sustenta o Papa.
Com o apoio das Conferências Episcopais dos diversos países, a obra deverá estar brevemente traduzida nas mais variadas línguas.
Diácono Valney

Nenhum comentário:

Postar um comentário