quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

D. Waldemar é nomeado bispo coadjutor de Luziânia.

Arquidiocese de Brasília

Na manhã desta quarta-feira, 3 de dezembro, o papa Francisco nomeou dom Waldemar Passini Dalbello como bispo coadjutor de Luziânia, sendo transferido da arquidiocese de Goiânia (GO). O papa também transferiu, nesta mesma data, dom Odelir José Magri, da sede episcopal de Sobral (CE) para a diocese de Chapecó (SC) e dom Zanoni Demettino Castro como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Feira de Santana (BA), transferindo-o da diocese de São Mateus (ES).
Dom Waldemar
Dom Waldemar Passini Dalbello é natural de Anápolis (GO), nasceu no dia 06 de junho de 1966. Foi ordenado padre em 03 de dezembro de 1994 e ordenado bispo auxiliar de Goiânia em 30/12/2009. Seu lema é: “Reuniu-nos na unidade”.
Em 2011 foi eleito pela Congregação para os Bispos como Administrador Apostólico da Arquidiocese de Brasília, onde ficou no cargo até agosto do mesmo ano, quando Dom Sergio da Rocha tomou posse como Arcebispo de Brasília.
Cursou Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Goiás, Filosofia e Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília N. Sra. de Fátima, Brasília – DF. Possui mestrado em Ciências Bíblicas, pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma).
O que é um Administrador apostólico?
Administrador apostólico é um bispo ou presbítero designado pelo Papa, através de um decreto, para administrar a arquidiocese (no caso de Brasília) para suprir a lacuna vacante, por motivo de nomeação do atual bispo para outra função ou em caso de renúncia.  Geralmente, o administrador apostólico fica a frente da diocese por 90 dias. O administrador apostólico possui o mesmo direito e obrigações de um bispo residente.
Bispo Coadjutor
O bispo coadjutor é um bispo-titular da Igreja Católica nomeado para ajudar e substituir um bispo ou um prelado no exercício das suas funções com direito a sucessão. Ele deve ser nomeado vigário-geral pelo bispo diocesano. Vagando a Sé episcopal, o bispo-coadjutor torna-se imediatamente o bispo diocesano.
Algumas atividades e Encargos Pastorais
·         De 1994 a 1995: Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. do Rosário de Fátima, em Brasília;
·         De 1999 a 2005: Formador e Professor de Sagrada Escritura no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília;
·         De 1999 a  2001: Professor de Sagrada Escritura no Curso Superior de Teologia para Leigos, da Arquidiocese de Brasília;
·         De 2000 a 2002: Diretor Espiritual da Comissão Arquidiocesana da Nova Evangelização (Arquidiocese de Brasília);
·         De 2002 a 2005: Ecônomo do Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília;
·         De 2002 a 2005: Vigário Paroquial da Paróquia Santíssima Trindade (Arq. de Brasília);
·         De 2003 a 2005: Colaborador junto à Nunciatura Apostólica no Brasil;
·         2006: Reitor do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney e professor de Sagrada Escritura no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz (Goiânia – GO). A partir de janeiro de 2008, também é o Reitor do Seminário Santa Cruz - Ano Propedêutico da Arquidiocese de Goiânia (Goiânia – GO);
·         2009: Toma posse como bispo Auxiliar de Goiania

Diácono Valney

Nenhum comentário:

Postar um comentário