sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vaticano Irá Realizar Conferência Pró-Vida Global e Missa Papal.


ROMA, Itália, 17 de maio (C-FAM) Ativistas pró-vida aguardaram com ansiedade o dia em que o mundo recebeu um novo papa. Eles não questionaram suas credenciais pró-vida, mas ficaram pensando se ele falaria com energia.
Uma antiga citação veio à tona e as preocupações se dissiparam. “Defenda os bebês em gestação contra o aborto mesmo que perseguirem você, caluniarem você, armarem armadilhas contra você, levarem você ao tribunal ou matarem você. Nenhuma criança deveria ser privada do direito de nascer, do direito de receber alimento e do direito de ir à escola.”
Neste mês de junho, o papa também desempenhará um papel central no evento anual do Vaticano celebrando o Evangelho da Vida, o ensino papal publicado por João Paulo 2 em 1995. Seu sucessor, Bento 16, começou a celebração anual alguns anos atrás que caracteriza uma missa papal para líderes pró-vida. O novo Conselho Papal para a Nova Evangelização, estabelecido por Bento para incentivar um redespertamento da fé em países tradicionalmente cristãos, lidera uma celebração expandida neste ano.
A celebração deste ano, de três dias, começa com uma conferência financiada pelo C-FAM e liderada pelo seu diretor, Douglas A. Sylva. O cardeal Raymond Burke dará o discurso principal sobre o Evangelho da Vida e a Nova Evangelização. O Dr. Robert Royal do Instituto Fé e Razão e o Dr. Francis Beckwith da Universidade Baylor responderão ao discurso de Burke.
Diferente das denominações protestantes e até evangélicas, a Igreja Católica não tem vacilado na questão do aborto e outras questões da vida. A Igreja Católica vê uma ligação inescapável entre sua missão evangélica central e a vida.
No sábado de manhã peregrinos pró-vida se reunirão em volta de Roma e prosseguirão para o túmulo de São Pedro. Igrejas perto do Vaticano realizarão uma adoração eucarística de tarde e em seguida uma vigília de oração e procissão de velas dirigidas pelo arcebispo americano Augustine DeNoia, presidente da Congregação para a Divina Adoração do Vaticano. Essa procissão termina perto do Vaticano onde alguns acham que o Papa Francisco saudará a multidão. Surpreendendo a muitos, Francisco visitou a Marcha pela Vida de Roma.
No domingo, 16 de junho, o Papa Francisco celebrará uma Missa pela Vida na Praça de São Pedro.
Muitos americanos ajudaram a planejar esse evento, inclusive representantes de Padres pela Vida, o Secretariado Pró-Vida da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA, a Aliança de Defesa da Liberdade, a Lista Susan B. Anthony, Estudantes pela Vida dos EUA, LiveAction e Americanos Unidos pela Vida.
Além da conferência para palestrantes de língua inglesa, haverá eventos em outras línguas com muitos participantes esperados da Europa.
Não dá para subestimar o compromisso do papa para com questões da vida. Ele estabelece as bases da igreja e embora muitos bispos e padres evitem as questões da vida, eles terão mais dificuldade de evitá-las se o papa conduzir com firmeza o caminho.
O Papa Francisco continua a expressar opiniões pró-vida. Além de aparecer inesperadamente na Marcha pela Vida de Roma, ele tuitou nesta semana: "É Deus quem dá a vida. Vamos respeitar e amar a vida humana, principalmente a vida vulnerável no útero de uma mãe."
Tradução: Julio Severo

Diácono Valney

Nenhum comentário:

Postar um comentário