quarta-feira, 14 de julho de 2010

São Lourenço

Um comentário:

  1. Santo espanhol diácono e ajudante do Papa Paulo Sixto II e responsável por um centro em Roma dedicado aos mais pobres, uma espécie de Cáritas.
    O prefeito de Roma o prendeu, e o condenou a um martírio sobre brasas. Diz a tradição que após algum tempo, que havia sido colocado na grelha em brasas, São Lourenço disse aos seus algozes que já estava na hora vira-lo para o outro lado porque de um lado já estava bem tostado. Parece que milagrosamente, não sentia nenhuma dor. Os soldados encarregados do martírio se converteram ao cristianismo e o soltaram. O prefeito ficou furioso e mandou prender e decapitar a todos os envolvidos. São Prudentius conta que o exemplo de São Lourenço levou a conversão de vários romanos. Ele foi sepultado no Campus Veranus na Via Tiburtina, em Roma, onde mais tarde, foi erigida uma basílica em sua honra.
    Ele é mencionado na primeira Prece Eucarística e na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um diácono com um gelha. Sua paixão foi escrita um século após sua morte.
    É padroeiro da cidade de Huesca, Espanha e dos diáconos.
    Sua festa é celebrada em 10 de agosto.

    ResponderExcluir