sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
MILHARES DE PESSOAS EM MADRID PEDEM RESPEITO AOS DIREITOS DA FAMÍLIA.
Pelo quinto ano consecutivo, muitos Bispos espanhóis estarão na Praça Colon, em Madri, na sexta-feira, 30 de dezembro, festa litúrgica da Santa Família, para acompanhar milhares de famílias provenientes de todas as dioceses do país, a fim de agradecer a Deus pelo dom da família cristã e também para pedir o apoio à família como núcleo da sociedade.
No ano passado, participaram da manifestação 60 Bispos e milhares de famílias. Informações recebidas pela Agência Fides referem que o Bispo Córdoba, Dom Demetrio Fernandez, evidenciou a urgência de promover os nascimentos, "porque uma sociedade que não transmite a vida já faliu", e acrescentou: "Devemos começar a ajudar as mulheres grávidas e as famílias com muitos filhos. Existem alternativas ao aborto. Proponho a abolição do aborto e o respeito pelos direitos dos pais de educarem seus filhos". O mesmo parecer vem do Bispo de Logroño, Dom Juan José Omella: "A regeneração social envolve não só a economia, mas também a educação aos valores; a família, escola e Igreja podem fazer muito, se estão de acordo. Hoje na escola existem cursos que propõem anti-valores. A educação pública pode insistir em propor a Constituição, mas quando se refere a questões morais, questões próprias dos pais, estes impõem os valores do poder político. É um assunto sério".
O Bispo de Terrassa, Dom José Angel Saiz, pediu três coisas ao governo espanhol: "Em primeiro lugar, estar ciente da importância da família como célula primária da sociedade; comprometer-se a promover e defender a família segundo os valores cristãos e enfim, promover políticas específicas que tornem a vida da família mais fácil". (CE)
Diácono Valney
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Papa na Audiência Geral: "Rezar se aprende em casa com os pais"
POR: CNBB/RADIO VATICANO
Bento XVI presidiu na última quarta-feira (28), na Sala Paulo VI no Vaticano, a última Audiência Geral de 2011. Nesses doze meses, cerca de 400 mil pessoas participaram dos encontros semanais das quartas-feiras para ouvir as catequeses do Papa, marcadas por uma grande variedade de argumentos. Este ano, as catequeses foram dedicadas aos Santos e Santas dos séculos 16 e 17, à relação entre o homem e a oração, e a uma série de reflexões sobre alguns Salmos. Esta última catequese, a de número 45, foi dedicada ao período natalino, propício a avivar a fé e a oração. A oração, recordou Bento XVI, formava parte da vida cotidiana da Sagrada Família de Nazaré. Aquela casa, com efeito, é uma escola de oração, onde se aprende a escutar e a descobrir o significado profundo da manifestação do Filho de Deus, seguindo o exemplo de Jesus, Maria e José. "A Sagrada Família é ícone da Igreja doméstica e um convite a rezar juntos" – disse o Papa. É no interior do lar que os filhos são iniciados na oração, graças aos ensinamentos de seus pais. Consequentemente, uma educação autenticamente cristã não pode prescindir da experiência da oração."Se não se aprende a oração em casa, depois será difícil. preencher esse vazio", afirmou o Pontífice.(BF)
Diácono Valney
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Nova esquerda e Cristianismo.
A esquerda já não tem um projeto econômico, mas um PROJETO CULTURAL de «engenharia social», diante do qual A IGREJA É PERCEBIDA COMO O ÚLTIMO BALUARTE DE RESISTÊNCIA ORGANIZADA contra esse projeto.
Daí a crescente deriva cristófoba do assim chamado «progressismo».
Essencialmente, são essas as linhas percorridas pelo excelente livro NUEVA IZQUIERDA Y CRISTIANISMO, de Francisco J. Contreras e Diego Poole, recentemente publicado pela Ediciones Encuentro, Madrid, cuja leitura me permito recomendar enfaticamente aos amigos.
Jaime Oreja.
Diácono Valney
Atitudes que fazem a diferença não só no natal...
http://www.flixxy.com/pass-the-kindness-forward.htm
Que Deus nos ilumine todos os dias de nosso ano novo e que possamos repercutir todo o ensinamento do Natal em nossas vidas. Jesus nasceu para nossa Salvação, para que possamos sempre escolher o que é correto em nossas vidas e assim sermos felizes já aqui na terra.
Diácono Valney
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Palestra sobre a Evangelium Vitae.
eis o link:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VKvbU8Ze73c#!
que curtam pois é muito bom o documento, para o conhecimento da verdade. Trata-se de uma bela formação.
Diácono Valney.
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
"Células-tronco adultas são o futuro", afirma cientista
"Células-tronco adultas são o futuro", afirma cientista
Durante um recente Congresso sobre células-tronco adultas, realizado no Vaticano, Edward Pentin, do informativo católico norte-americano "National Catholic Register", entrevistou Peter Hollands, renomado cientista clínico e pesquisador da Universidade de Westminster, em Londres. O Congresso foi promovido pelo Pontifício Conselho para a Cultura juntamente com uma empresa de pesquisa nesse ramo, a NeoStem Inc.
Na entrevista, publicada recentemente, o Professor Hollands tratou amplamente dos resultados de investigação e terapias com células-tronco adultas, e desestimulou os resultados de investigações com células-tronco embrionárias, as quais dão obtidas normalmente com a destruição de embriões humanos.
Com sua experiência de mais de 29 anos de pesquisas e estudos nessa matéria, o Professor Holland discorreu sobre quais são suas experiências mais recentes: "Minha prioridade agora são as células-tronco do sangue do cordão umbilical. Estas são as células-tronco que podem ser conseguidas cada vez em que nasce um bebê. Elas são muito fáceis de serem obtidas e têm um potencial enorme", afirmou.
"Estes tipos de células foram trasplantadas mais de 20.000 vezes até agora, para [tratamento de] enfermidades do sangue, e também estão sendo utilizadas em processos de medicina regenerativa. Elas podem formar os diferentes tecidos do corpo, e, ouvimos na conferência [que aconteceu em Roma] coisas assombrosas -pessoas que produzem novas células de bexigas e novas células sanguíneas, e tudo está baseado em células-tronco adultas - daí que este é realmente o caminho pelo qual devemos nos mover", afirmou o Professor Holland.
Quando nasce um menino, o pesquisador que queira obter células-tronco adultas coloca uma pequena agulha no cordão umbilical pelo qual o sangue flui. "Esse sangue contém células-tronco, o próprio cordão umbilical contém células-tronco, assim como a placenta. Então, para que estamos olhando para as embrionárias? Simplesmente não há necessidade disso", disse.
Fazendo alusão ao pequeníssimo avanço nas pesquisas com células-tronco embrionárias, o Professor Holland comparou com as excelentes perspectivas que oferece a pesquisa com células-tronco adultas: "Se nos atemos nesta conferência, os avanços são enormes. Se você olha [para a pesquisa com] células-tronco embrionárias, existe, creio, um ensaio clínico em marcha agora mesmo - e isso é tudo. Portanto, isso é auto-explicativo", afirmou.
Sobre o porquê da insistência do uso de células-tronco embrionárias em pesquisas neste campo, o Professor Holland formulou uma ilustrativa metáfora, que analisa essa tal insistência a partir da perspectiva científica.
"Poderíamos cultivar batatas na lua, poderíamos enviar água para lá, o solo e as sementes. Poderíamos realizar os acondicionamentos necessários, cultivar batatas, e a coisa funcionaria. Porém, por que fazer isso quando temos algo que é muito mais fácil, e você está habilitado para cultivá-la no campo? Essa é a diferença entre [células-tronco] adultas e embrionárias: a tecnologia já está aí. A [utilização] de células-tronco embrionárias é, na realidade, muito difícil de ser feita. Existem grandes preocupações sobre a formação de tumores no transplante".
Todas essas considerações levam o Professor Holland a dizer: "Como cientista de células-tronco, afirmo que as células-tronco adultas são o futuro".
Nesse sentido, o Professor Holland conclui que, conhecendo as múltiplas objeções morais que a Igreja tem para com a destruição de embriões humanos na investigação com células-tronco embrionárias, a Igreja tem um papel muito importante no apoio à investigação como células-tronco adultas.
Diácono Valney.
domingo, 4 de dezembro de 2011
União Européia aprova aborto para bebês com risco de contrair AIDS
O Parlamento Europeu aprovou nesta quinta-feira uma resolução que pretende combater a AIDS aplicando, entre outras medidas, o aborto daqueles fetos que estejam em risco de contrair a doença.
O documento completo foi aprovado por 454 votos contra 86. Entretanto, conforme informou a organização pró-vida e pró-família, Hazteoir.org, "concretamente, o ponto 5 do parágrafo 22, referido à legalização do aborto quando o bebê tenha risco de estar contagiado pela doença, foi aprovado por 369 votos a favor, 206 em contra e 28 abstenções".
O parágrafo 22 pede assegurar "a contracepção de emergência; aborto seguro e legal, incluídos os cuidados pós-aborto; cuidado e tratamento para prevenir a transmissão vertical do HIV, incluindo os casais e as crianças".
Diante disto, o parlamentar Jaime Mayor Oreja disse que "todos temos razões para ajudar os doentes de AIDS. Queremos ser humanitários mas por que e para que introduzir o aborto como um direito? Porque está imperando a ideologia de gênero e uma estratégia relativista".
Antes do debate, a coordenadora da plataforma Direito a Viver, Gádor Joya, disse a Hazteoir.org que "expor o aborto como algo que impeça a expansão do HIV está fora de um discurso cientificamente sólido".
"Esta resolução é mais uma tentativa de impor a ideologia de gênero, que um esforço científico sério por combater a praga do HIV", advertiu.
Fonte: ACI Digital
Diácono Valney
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Palestra imperdível: sobre a encíclica Evangelium Vitae. Participe!
Conheça a fundo a Encíclica Evangelium Vitae (Evangelho da Vida), sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana. Nela o Papa João Paulo II faz uma detalhada análise do contexto atual em relação às ameaças à vida e propõe o anúncio e vivência fervorosos do Evangelho da Vida como solução e fonte de Esperança para a humanidade.
Além da palestra, haverá momento para perguntas. Oportunidade única! Aproveitemos! Convide seus familiares e amigos.
O evento é a última de uma série de três formações sobre o Magistério da Igreja em relação ao tema "vida humana". A primeira delas abordou o ensino sobre a Reprodução assistida e teve como base as instruções Donum Vitae e Dignitas Personae. A segunda formação, fundamentada na encíclica Humanae Vitae, apresentou o belo e precioso ensino sobre a Regulação da natalidade.
PALESTRA EVANGELIUM VITAE
Dia: 10 de dezembro de 2011
Horário: das 9h às 12h
Local: Paróquia Nossa Senhora do Lago. SHIN QI 3, Área Especial, Lago Norte-DF.
Palestrante: Padre Eduardo de Lima Peters*
Entrada Franca
Realização: Comissão Arquidiocesana de Bioética e Defesa da Vida,
Promotores da Vida
Para ter acesso ao texto completo da encíclica Evangelium Vitae, clique aqui.
------
* Padre Eduardo de Lima Peters é mestre em Teologia Moral, presidente da Comissão Arquidiocesana de Bioética e Defesa da Vida da Arquidiocese de Brasília, professor no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima e no Curso Superior de Teologia da Arquidiocese de Brasília.
Diácono Valney.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Novidades para a as células tronco embrionárias, o fim.
15 anos e 150 milhões de dólares depois…
15 anos e 150 milhões de dólares depois… a Geron desistiu das pesquisas com células-tronco embrionárias. Não é uma empresa qualquer. Foi a pioneira no ramo, e detém a patente para o uso dessas células em lesões de coluna e vários outros problemas médicos.
Previsível? Depende do ângulo de observação. Há pouco mais de um mes, em um texto destinado a investidores publicado (em inglês) em seu site, a linguagem continuava otimista. Diziam, por exemplo:
“We are pleased to report that the lowest intended dose of GRNOPC1 has been administered to four patients with complete thoracic spinal cord injuries,” said Stephen M. Kelsey, M.D., Geron’s Head of Research & Development and Chief Medical Officer. “To date, GRNOPC1 has been well tolerated with no serious adverse events.”
Traduzindo: Temos o prazer de anunciar que a menor dose prevista de GRNOPC1 (OBS - nome técnico da célula-tronco em teste) foi administrada a 4 pacientes com lesão completa da medula espinal torácica, disse Stephen M. Kelsey, M.D., Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Geron e Chefe da equipe médica. Até agora, GRNOPC1 foi bem tolerada, com nenhum evento adverso sério.
Dada a desistência depois de tão pouco tempo dessa publicação, alguns especulam o que significa sério na expressão “nenhum evento adverso sério”.
Também é de se notar a quantidade de advertências que fazem ao final do texto, sobre os sérios riscos, se não para os pacientes, sim para os investidores.
A página inicial sobre esses testes mostra uma animação com o tratamento de um camundongo. Duas coisas chamaram-me a atenção: que a lesão do camundongo era parcial, ou seja, ele mexe as patas traseiras antes mesmo do tratamento; e que usem uma animação, em lugar de um vídeo real com os experimentos em camundongo.
Outro dado importante é que a previsão de término desses primeiros testes em humanos era outubro de 2012. Ou seja, estão desistindo antes mesmo da conclusão.
No entanto, se perguntarmos aos cientistas que mantém o site de Bioética em Células-tronco DoNoHarm, veremos que não há surpresa alguma em relação a (falta de) resultados da Geron.
Eu também não fiquei surpresa. Já falávamos sobre as poucas perspectivas das células-tronco embrionárias na Declaração de Brasília.
Christopher Reeve, talvez felizmente, morreu sem saber que vivera duas ficções: o super-homem e a super-célula. Já Daniel Heumann, integrante do conselho de administração da Fundação Christopher e Dana Reeve, teve oportunidade de dizer ao “Washington Post”: Estou enojado. Deixa-me doente ver eles pegarem as esperanças das pessoas e depois tomarem essa decisão apenas por questões financeiras. Estão nos tratando como ratos de laboratório.
Como se vê pelos dados que indiquei acima, não parece que as questões sejam apenas financeiras. Mas eu tenho uma sugestão aos membros da Fundação Christopher e Dana Reeve. Venham investir aqui na Bahia, onde trabalham com células adultas, sem matar embriões, e onde um (ex?) paraplégico já deu os seus primeiros passos.
Por Lenise Garcia
publicado originalmente no site promotoresdavida.org.br
Diácono Valney.